
3.
Psicoterapia
Familiar
A psicoterapia familiar, semelhante à de casal, objetiva identificar os conflitos e encontrar meios para que as pessoas se acolham e vivam da melhor forma possível. Aqui normalmente são situações entre pais e filhos que fazem com que a família busque esse tipo de terapia.
Compreender e acompanhar um familiar que sofre de um transtorno mental: depressão, ansiedade, uso abusivo ou dependência de álcool e outras drogas, psicoses, por exemplo, muitas vezes é muito difícil para o familiar. Não raras vezes o familiar não entende sobre esses transtornos. Acha que é frescura, falta de vontade, falta de caráter. E assim, aquela pessoa que sofre e é acometida pelo transtorno mental se sente incompreendida, sozinha. Toda a família se desestrutura causando um desconforto para todos.
A adoção também é um outro tema bastante trabalhado em psicoterapia familiar. Muitas vezes é um segredo na família gerando muitos conflitos.
O luto, a perda de um ente querido, sobretudo nestes últimos tempos gerado ou agravado pela pandemia, muitas vezes exige esse cuidado.
Enfim, são inúmeras as situações que fazem com que uma família busque acompanhamento psicológico.