top of page

4.

Álcool, tabaco
e outras drogas

O uso frequente de álcool, tabaco e outras drogas pode ser problemático para algumas pessoas chegando mesmo a dependência. Meu trabalho nessa área é para as pessoas que fazem o uso abusivo ou dependente e seus familiares.

Vale lembrar que o álcool, o tabaco, as medicações são drogas. O uso de medicações deve ser monitorado pelos médicos.

Bom, inicialmente pequenos problemas vão se instalando: falta de vontade, atraso, falta no trabalho ou estudos. Familiares ou amigos vão sinalizando que se está bebendo ou se drogando demais e que é necessário dar um tempo, diminuir ou parar seria interessante.

Parece que a pessoa vai entrando em um labirinto conforme aumenta a quantidade de substância e frequência do uso. Seu humor, seu comportamento se alteram, tristeza e irritação normalmente aparecem e o pensamento vai ficando cada vez mais ligado em como obter a substância. Os problemas vão se agravando, as relações sociais e familiares vão se complicando, o desejo e vontade de usar a substância fica cada vez mais forte até que a pessoa fique capturada pela droga chegando a compulsão. Nesse ponto muitas pessoas já estão com sua saúde biológica comprometida. Aqui, amigos e familiares já pedem para a pessoa parar o uso. Quando há a compulsão podemos dizer que a dependência se instalou.

Muitas pessoas acreditam que apenas o usuário da substância deve procurar tratamento. Em verdade vos digo que todos da família devem buscar tratamento. E se o usuário se recusa, que o familiar procure para se orientar e para cuidar de si.

É muito sofrimento, muita dor para todos. Meu papel como Psicóloga é te ajudar nisso.

bottom of page